O Parque da Cidade fica inserido na área urbana da Cidade do Salvador, no bairro da Pituba, tendo sido criado pelo Decreto Municipal nº 4.522 de 30 de outubro de 1973.

Anteriormente, as terras que hoje compõem o Parque pertenciam a Manoel Dias da Silva e foram herdadas por Joventino Pereira da Silva, constituindo-se na antiga Fazenda Pituba.

Em 21 de abril de 1919, com o projeto do engenheiro Theodoro Sampaio, foi lançada a Planta de Arruamento da "Cidade da Luz" nos terrenos da fazenda. Com a urbanização do bairro da Pituba, nos anos 70, Joventino Silva doou à Prefeitura a área do Parque, com aproximadamente 1.400.000 metros quadrados. Este foi inaugurado em 1975, pelo então prefeito Clériston Andrade, sendo governador da Bahia Antonio Carlos Magalhães.

Após uma série de intervenções realizadas pela Prefeitura Municipal do Salvador, em parceria com a Petrobrás, o Parque da Cidade, completamente reurbanizado, foi entregue à população, em 12 de outubro de 2001, pelo prefeito Antonio Imbassahy, com as presenças do senador Antonio Carlos Magalhães e do governador César Borges.